Crônicas do dia-a-dia louco e insano que passamos correndo sempre, sem sequer olhar profundamente para si mesmo.

terça-feira, 18 de maio de 2010

SICKO - $O$ Saúde, um filme de Michael Moore

Dessa vez não vou contar nada obsceno, quer dizer... Depende de seu ponto de vista.
Em ano de eleição, acho que todo e qualquer brasileiro deveria procurar um pouco sobre seus candidatos, a mídia fantasia tudo o que vemos, por isso devemos procura mais a fundo.
Assiste hoje esse filme, "SICKO - $O$ Saúde", do diretor de "Fahrenheit 11 de Setembro", "Tiros em Columbine" e "Cartas da Zona de Guerra", Michael Moore. Por mais que a mídia sempre cause um certo impacto nesse tipo de filme, eu quis ver mesmo se era tudo isso. No final das contas, fiquei de boca aberta, com lágrimas nos olhos e com um sentimento de indignação e raiva infinito. Hoje em dia, todos os brasileiros reclamam da Saúde no país seja paga ou gratuita, eu por muitas vezes reclamam de demora no atendimento, nos exames, no preço dos remédios e afins. Não que não devemos reclamar e usar isso como critério de voto, com certeza devemos prestar a atenção nesse tipo de coisa. Hoje no Brasil, a maioria das pessoas que usam planos de saúde, são trabalhadores que conseguem os planos por meio de empresas, mesmo assim pagando caro por um serviço básico para qualquer cidadão. Todos os dias nos jornais televisivos, assistindo atônitos cenas absurdas de hospitais em cidades "x" cheios de pessoas na espera pra ser atendido, pessoas morrendo em filas de hospitais ou então a dificuldade de se conseguir um transplante. Mas se você ver como é isso no EUA....
Lá você trabalha como um condenando (literalmente falando) tem que pagar preços ABSURDOS por consultas, exames, internações, remédios, tratamentos, coisas absurdas, como pagar por uma bombinha de ar que custa US$ 120 doláres. Tudo o que há de pior em saúde no mundo está nos EUA. Eles são capazes de não atender você, por você não ter dinheiro pra pagar ou se o seu plano de saúde não tiver convênio com o hospital, os planos de saúde não deixam você ser um segurado se você tiver um quadro de doenças na sua vida, entre elas diabetes, autismo, pressão alta, HIV até mesmo doenças venéreas, ou seja, ele cuidam da saúde de quem? Essas mesmas empresas de saúde, negam exames, tratamentos, remédios até mesmo operações, que podem salvar vidas, só querem mesmo é saber do dinheiro. Tem hospitais em que se você não tiver plano de saúde pra pagar por um atendimento, eles simplesmente pagam um táxi pra te jogar na sarjeta de um hospital público, mesmo se você estiver com pontos ainda abertos ou com o soro ainda na veia! Moore, vai a outros países de 1º Mundo e até mesmo em Cuba, ver como as pessoas desses países são tratadas, até mesmo quem é apenas turista ou imigrante. Na Grã-Bretanha, você não paga nada pra se consultar com nenhum médico, você não paga nem pra ir até o hospital, eles pagam o dinheiro de volta pra você, seus remédios, TODOS saem pelo mesmo preço, não importa quantidade, se você tem tomar 2 tipos de remédios, você pagam 6,95 libras ou euros, se você tem que tomar 120 comprimidos você vai pagar o mesmo valor! Na França, além de tudo isso, você tem médico na sua casa a qualquer hora da manhã e por qualquer motivo, sem pagar nada. Para as grávidas, tem o direito de 6 meses de licença maternidade pagas e se quiser você pode tirar mais 6 meses, sem o risco de ser mandado embora, se ficar doente, fizer uma operação e achar que o tempo dado inicialmente pelo médico é o suficiente, eles te dão mais tempo, seja ele, semanas ou meses, tudo pago pelo governado e o empregador! E até em Cuba, eles são atendidos com mais dignidade e respeito, tendo até mesmo um grupo de voluntários do 11 de setembro que não foram ajudados pelo "Fundo dos Heróis de 11 de Setembro" pois não estavam trabalhando no dia e simplesmente foram ajudar e não recebem ajuda do governo por isso, receberam um tratamento gratuito (como todos os habitantes de Cuba) no hospital, aonde os "comunistas inimigos" cuidam melhor do seu povo e dos outros, do o EUA herói, que cuida MUITO melhor de terroristas capturados pela CIA que estão presos em Guatanamo. Além disso, França e Grã-Bretanha tem outros tipos de auxilio do governo, como ensino superior gratuito e creches com valores mínimos e tudo isso, com a taxa de contribuição que você paga no holerite, sabe aquela taxa chata que você paga de 7% ou mais no salário? Lá é usando pra ajudar o povo de verdade!
Enfim, gostaria que quem ler isso, procure esse filme antes de votar, mas veja com bons olhos, porque assim, você vai saber como decidir quem deve receber seus votos, quem deve governar esse país, para que um dia ela seja um país de primeiro mundo, mesmo que só no campo da saúde, e não um país que deixa seu povo na sarjeta, pagando muito dinheiro pra receber algo essencial para viver.
Termino esse texto - enorme por sinal - com uma frase que ficou na minha cabeça durante todo o filme:

"Se você tem dinheiro pra matar pessoas, pode conseguir dinheiro para ajudá-las (salvá-las)"

Tony Been, membro do parlamento britânico.

Nenhum comentário: